sábado, 23 de junho de 2007

Construção Antiga - Construção Nova

Há muito, muito tempo atrás...

Numa terra não muito longínqua...

... há muito tempo atrás, neste nosso Portugal, os edifícios contruídos pelos nossos antepassados não eram de betão e aço como agora, eram feitos de materiais naturais que a região onde se situavam fornecia. Assim, em épocas anteriores ao betão e ao aço, a construção, mais cumum, era feita de madeira, taipa, adobe e pedra.

Para algumas pessoas mais desinformadas, as construções com estes materiais podem dar a ideia de alguma insegurança, mas o certo é que muitas das construções com estes materiais duram até aos dias de hoje.

Actualmente, é possível construir com segurança utilizando estes materias, mas é claro que é necessário adequar a estrutura aos materiais usados.

Um edifício de 10 andares em taipa parece um pouco absurdo, mas uma moradia situada, por exemplo, no Alentejo já não parece assim tão absurdo!

Eu estou na fase final do curso de Engenharia Civil na Universidade de Aveiro e, no âmbito do projecto de final de curso, estou a estudar sistemas estruturais em taipa e bamboo. Por esta razão, e por achar que se consegue construir coisas bastante "engraçadas", amigas do ambiente e totalmente seguras, que vou tentar colocar toda a informação que encontrar e descobrir sobre este tema, para mais gente possa conhecer todas as potencialidades destes materiais.

Sem comentários: